sexta-feira, 30 de julho de 2010

Municípios firmam acordo para saneamento básico

O saneamento básico foi o principal tema de discussões da Jornada Fluminense de Municípios, que reuniu prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) no Teatro Municipal João Caetano, em Itaboraí, na manhã desta sexta-feira (30/07). Na ocasião foi assinado um Termo de Parceria Técnica com a empresa italiana Protecno, cujo objetivo é fazer um diagnóstico da situação das estações de tratamento de esgoto dos municípios do Conleste, em virtude da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

Com a parceria, se pretende analisar a situação do tratamento de esgoto de cada município do Conleste, identificar as deficiências e adequar toda a rede a uma só tecnologia. O evento, parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM/RJ), Conleste e Prefeitura de Itaboraí, discutiu as áreas de maior impacto com a implantação do Comperj, como saneamento básico, destino dos resíduos sólidos, educação, saúde, recursos hídricos e transporte.

Integraram a mesa principal o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares; o presidente do Conselho Deliberativo da ABM/RJ, Waldenir de Bragança; o prefeito de Tanguá e presidente do Conleste, Carlos Pereira e a prefeita de Saquarema, Franciane Mota. O prefeito Sérgio Soares enfatizou a necessidade de fortalecer a relação dos municípios com os governos estadual e federal, para que busquem a estabilidade financeira capaz de gerar maior qualidade de vida das populações envolvidas diretamente com a implantação do Comperj.

“Vejo com muita importância a realização de eventos como este, para que juntos possamos traçar um futuro melhor, com firmeza e cuidado, para que com o crescimento não haja desordem. Para que haja um desenvolvimento sadio e que dele gere frutos que possamos distribuir com paz, fraternidade e amor a todos os envolvidos neste processo de implantação do Comperj”, disse o prefeito Sérgio Soares.

O projeto do Comperj é o maior da história da Petrobras e no bairro onde será instalado, em Porto das Caixas, já concluiu 70% da terraplanagem. Serão gerados 200 mil empregos diretos, com um aumento em mais de 800 mil habitantes nos municípios vizinhos. “Portanto, discutir, aplicar e fazer projetos dentro de um enfoque regionalizado é o que devemos pensar o mais rápido possível”, enfatizou o diretor executivo do Conleste, Álvaro Adholfo. O próximo encontro está marcado para novembro deste ano, com data e local a serem definidos.