terça-feira, 27 de julho de 2010

Portadores de HIV recebem assistência

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids e Hepatites Virais, pacientes portadores de HIV (vírus causador da Aids) participam de palestras visando à conscientização sobre os cuidados que devem ter para uma melhor qualidade de vida. Os encontros são realizados na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Itaboraí, unidade responsável por realizar, gratuitamente, exames, sem necessidade de marcação prévia e com garantia de anonimato, e distribuição de preservativos masculinos.

As palestras, iniciadas na última semana, têm como primeiro tema a importância da saúde bucal. A cirurgiã-dentista Simone Amaral, e o coordenador do programa de saúde bucal da Secretyaria Municipal de Saúde, Paulo Alberto Nascimento, frisaram que os cuidados vão além de ensinar a escovação adequada.


“Precisamos conscientizá-los. Não basta chegarem aqui e tratarem de seus dentes se não têm o devido cuidado com o vírus. Temos que buscar estabilizar o sistema imunológico deles”, afirmou Nascimento.


Cerca de 50 pessoas foram selecionadas para as palestras, ganhando kits de manutenção da saúde bucal. Todas com HIV positivo, como J., há dez anos portador do vírus da Aids. “Tem muita gente que é leiga no assunto e informação nunca é demais. Gostaria de agradecer ao programa de DST/Aids, pois aqui nunca falta remédio. Sempre somos bem atendidos e temos o que precisamos”, elogiou.


De janeiro de 2007 a julho de 2010 foram notificados 205 casos de Aids em Itaboraí, de acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, há 585 pacientes cadastrados e recebendo tratamento, sendo 313 homens e 272 mulheres.


A Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva está localizada na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3639-1852 ou 8642-4904 (Programa Municipal de DSTs, Aids e Hepatites Virais).