segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inscrições abertas para o Brasil Alfabetizado

A Prefeitura de Itaboraí está com inscrições abertas, até o dia 15 de agosto, para o Brasil Alfabetizado. Em parceria com o Governo Federal, o programa tem o objetivo de ensinar jovens e adultos com mais de 15 anos a ler e escrever para erradicar o analfabetismo no país. Os alfabetizadores recebem bolsa auxílio no valor de R$ 250 mensais, além de material didático e kit escolar para os estudantes.

Par dar aulas, os interessados devem ter concluído o curso de formação de professores ou estarem no último ano, além de serem residentes do município. É necessário reunir no mínimo 14 alunos e no máximo 25, para formar a turma.

Os alfabetizadores recebem capacitação inicial e formação continuada quinzenal com professores orientadores. Ao final dos oito meses, recebem certificado com carga horária de 360 horas.

Itaboraí aderiu ao programa em 2005, desde então já foram alfabetizados no município cerca de 2.200 pessoas.

“É um passo inicial para o cidadão itaboraiense resgatar sua auto-estima. Após o término, muitos dão continuidade aos estudos, podendo ser matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou o coordenador do Brasil Alfabetizado no município, Marcelo Souza.

Para realizar a inscrição, gratuita, o alfabetizador deve levar comprovantes de escolaridade e residência. além da cópia de identidade e endereço dos futuros alunos. O cadastro é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Secretaria de Educação e Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, Centro). Mais informações pelo telefone 3639-1209.