segunda-feira, 26 de julho de 2010

Teatro ensina higiene bucal

Uma peça teatral improvisada, mas com personagens conscientes e animados. Assim foi a manhã de 30 crianças que participaram do projeto 'Sorrindo que se aprende', nesta segunda-feira (26/07), no Centro Comunitário de Sambaetiba. O projeto da Prefeitura de Itaboraí, parceria das secretarias de Saúde e de Agricultura, Abastecimento e Pesca, está cuidando, gratuitamente, da saúde bucal dos moradores das áreas rurais.

Através de uma peça encenada pelas próprias crianças, com a orientação de profissionais da Saúde, meninos e meninas aprenderam a importância de manter os dentes limpos. Para mostrar o desenvolvimento de uma cárie, os pequenos deram vida a germes, bactérias, flúor, dentes, fio dental e escova de dente.

Além do teatro, as crianças assistiram filmes educativos e tiveram uma aula de escovação com aplicação de flúor. “Aprendi que precisamos passar fio dental todos os dias e a escova de dentes tem de ser trocada a cada seis meses, senão cria bactérias”, disse Queriane Reis Moreira, de 8 anos, a Dentinho, uma das personagens da peça.

Depois de ter passado por Picos, nesta semana o Odontomóvel atende aos moradores de Sambaetiba. O consultório sobre rodas oferece atendimentos de clínica básica, como restaurações dentárias e extrações, orientação sobre as técnicas de escovação, aplicação de flúor e encaminhamento aos serviços especializados em casos mais graves.

O atendimento é realizado no Centro Comunitário, das 8h às 17h, até quinta-feira (29/07). O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, e a subsecretária de Atenção Básica da Saúde, Lidiane Sales, participaram das atividades nesta segunda-feira e já planejam levar mais investimentos a Sambaetiba.

“As crianças precisam ser conscientizadas que a saúde começa na boca, mas não podemos esquecer das outras pessoas que vivem nessa comunidade. Por isso, estamos acertando as últimas medidas para colocar aqui, de plantão, médicos de diferentes especialidades para atender gratuitamente a população”, afirmou Renato Ferreira.

Para ser atendido no Odontomóvel basta levar documento de identidade ou certidão de nascimento. O centro comunitário fica na Rua do Comércio, s/nº, Sambaetiba.