quarta-feira, 14 de julho de 2010

Secretaria de Saúde amplia assistência às gestantes

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde da Mulher e do Setor de Vigilância Epidemiológica, encerrou o curso de capacitação no Sistema de Pré-Natal (Sisprenatal) aos enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários dos Postos de Saúde da Família (PSFs), para ser utilizado pelos municípios que aderiram ao Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. O software possibilita, além do acompanhamento das gestantes cadastradas, a transferência de recursos financeiros.

Com duração de quatro dias, o curso formou 100 profissionais que trabalham na linha de frente da saúde. O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento tem como estratégia assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e ao recém-nascido, assegurando que, ao fim da gestação, o parto ocorra com o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno.

Dados do Sisprenatal de 2009-2010 indicam que há 3.786 gestantes no município, porém só 1.623 são cadastradas no programa e recebem assistência no pré-natal, que inclui realização de exames laboratoriais (inclusive teste de anti-HIV), vacina anti-tetânica e mínimo de 12 consultas por gestação, com busca ativa das futuras mamães faltosas.

Outro indicador importante do Setor de Epidemiologia é quanto aos casos de gestantes portadoras de doenças sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, a sífilis. Esta patologia passa para o bebê e caso a mulher grávida não faça o tratamento, a criança pode contrair a doença e apresentar problemas ao nascer: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou retardamento. Em casos mais graves, pode ocorrer o abortamento ou morte ao nascer. Por isso, é importante que no início e durante a gravidez a mulher realize exame de sangue para verificar se está com sífilis. Caso isto seja constatado, o médico prescreverá o tratamento adequado para a mãe e seu parceiro, bem como evitará que a doença seja transmitida ao bebê.

O cadastro das gestantes é realizado nas unidades do Programa Saúde da Família (PSFs). Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3639-1856.