terça-feira, 13 de julho de 2010

Iniciadas reuniões do Orçamento Participativo 2011

Começou, na noite desta segunda-feira (12/07), a primeira das oito reuniões que ocComeçou, na noite desta segunda-feira (12/07), a primeira das oito reuniões que ocorrerão com comunidades dos distritos de Itaboraí para ouvir as necessidades e reivindicações de cada uma e destinar uma verba do orçamento de 2011 para solucionar a questão. O secretário municipal de Planejamento, José Fernando Soares, apresentou o projeto aos moradores do bairro Porto das Caixas, que compareceram à Escola Municipal Prefeito Símaco Ramos de Almeida.

O valor total para o Orçamento Participativo não foi divulgado, por se tratar de valor estimado, dependendo da arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). De acordo com José Fernando, o número de habitantes de cada comunidade também definirá o montante que cada bairro receberá, no entanto já foi definido que nenhuma comunidade receberá menos de R$ 70 mil.

Na ocasião foram constituídos o Conselho Distrital, com 10 conselheiros, e o Conselho Municipal, com três, que serão os representantes da população junto à Secretaria de Planejamento. “Eles serão os responsáveis pelo diálogo com os moradores e a definição do que é mais importante para sua comunidade”, explicou o secretário.

As reuniões acontecerão três vezes por semana, até o dia 28 de julho, às 19h, nas seguintes comunidades:

Dia 14/07 na Escola Municipalizada Prefeito João de Magalhães, em Visconde de Itaboraí;

Dia 16/07 no Teatro João Caetano, no Centro.

Dia 19/07 na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi;

Dia 21/07 na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Manilha;

Dia 23/07 na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba;

Dia 26/07 na Escola Municipal Pimentel de Carvalho, em Cabuçu,

Dia 28/07 na Escola Municipal José Leandro, em Pachecos.