sexta-feira, 16 de julho de 2010

Escolas municipais superam metas no IDEB

O município de Itaboraí fez o seu dever de casa e superou as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009. Os bons resultados evidenciam a qualidade de ensino oferecida aos estudantes do 1º ao 9º anos.

O MEC estipulou as notas de 4.0 para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e 3.7 aos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. O município alcançou as médias de 4.1 e 3.8, respectivamente. A subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes Freitas, afirma que o desempenho dos estudantes é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Governo Federal.

“Esse resultado é fruto das ações que acontecem durante todo o ano letivo nas escolas. Contamos com apoio pedagógico, onde profissionais auxiliam alunos com dificuldades sociais e no aprendizado. Os estudantes têm acesso a salas de leituras, laboratórios de informática, práticas esportivas e várias atividades extracurriculares”, ressaltou Sirlene.

A escola municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, é um exemplo da seriedade do trabalho dos profissionais junto aos estudantes. Considerada pelo IDEB de 2007 como a pior escola da rede municipal, com a nota de 2.5, nos anos iniciais, agora a unidade é referência na qualidade de ensino, obtendo no IDEB de 2009 as médias de 4.1 (1º ao 5º ano) e 4.5 (6º ao 9º ano).

Segundo a diretora Getúlia Adriana Rodrigues, contribuem para a evolução do desempenho dos estudantes atividades extracurriculares, como aulas de capoeira e hip hop; acesso à biblioteca e laboratório de ciências, além de orientação educacional e melhor qualificação dos professores, que participam de oficinas de Português, Matemática, Geografia, História e Libras.

“O nosso diferencial também é a valorização do ser humano, o respeito a cada um dentro da escola, o incentivo à produção do conhecimento e o companheirismo entre escola e comunidade. Ou seja, é possível mudar a educação no país”, destaca a diretora Getúlia Adriana.

Reuniões com diretores, coordenadores e orientadores educacionais estão sendo providenciadas pela Secretaria de Educação e Cultura com o objetivo de traçar metas para o município avançar ainda mais no próximo IDEB.