“As pessoas precisam tomar conhecimento da grandiosidade deste empreendimento que vem para Itaboraí. O Complexo Petroquímico, em 10 anos, vai gerar mais de 200 mil empregos e a população precisa estar preparada para aproveitar as oportunidades. Por isso, abracem as aulas com orgulho, vontade e motivação. Esse é o segredo do sucesso”, discursou o ministro.
Emocionado, o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão, contou como incluiu Itaboraí ao programa do Governo Federal. “O município não estava inscrito, mas fui a Brasília, conversei com o ministro e consegui trazer esses cursos para a população. Agora estou vendo meu sonho ser realizado. Queremos formar os melhores profissionais que Itaboraí pode ter”, afirmou.
Também estiveram presentes ao evento o secretário Nacional de Políticas Públicas, Carlos Sime; o vice-prefeito, Rafael Vitorino; o secretário municipal de Governo, Luiz Vieira, representando o prefeito Sérgio Soares; a secretária de Saúde e Fazenda, Therezinha Freitas; o controlador geral do município, Luis Henrique Felizardo; o subsecretário de Infra-Estrutura da Educação e Cultura; Aldemir Vieira; a subsecretária administrativa de Educação e Cultura, Georgina Sales; a secretária de Trabalho de Maricá, Márcia Cristina dos Santos; o vereador Carlinhos da Farmácia; entre outras autoridades.
Entenda o programa
O ProJovem Trabalhador é um programa voltado para jovens de 18 a 29 anos. É necessário estar cursando o ensino fundamental e ser morador do município. São 2.000 vagas em dez cursos, cada um com duração de seis meses. Os matriculados ainda recebem ajuda de custo de R$ 100. “Tenho que aproveitar esta oportunidade para me qualificar. Quero ter um trabalho bom para dar orgulho aos meus pais”, afirmou Milene Alves de Castro, de 24 anos, inscrita no curso de beleza e estética.
As oportunidades são para as especialidades de alimentação (doces, salgados, confeitagem, doces em compotas e geléias); beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro); construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico, pintor predial); metal mecânica (leitura e interpretação de desenho mecânico, lubrificação industrial, ajustagem mecânica); saúde (cuidador de idosos, babá); serviços domiciliares (jardinagem, reparador residencial); telemarketing (técnicas de informática para escritórios, telemarketing informatizado); informática, turismo e hospitalidade (garçom, copeiro, barman) e vestuário (corte, custura, bordadeira, reparador de roupas).
As aulas terão início no dia 19 de julho. Para mais informações, a Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda funciona, das 8h às 17h, na Rua Fidélis Alves, 47, Centro.