terça-feira, 27 de julho de 2010

Censo: 227 profissionais visitarão residências em Itaboraí

Não se assuste se a partir de domingo (1º de agosto) bater à sua porta uma pessoa com uniforme de cor azul. Trata-se de um dos recenseadores do IBGE para iniciar o 12º Censo Demográfico do Brasil. Em Itaboraí, são 227 profissionais responsáveis em levantar informações que servirão de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Os recenseadores irão realizar entrevistas com a intenção de fazer um raio-x socioeconômico da população. Para isso, farão perguntas sobre diversos assuntos, como características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, raça e religião.

Os 227 recenseadores atuarão nos oito distritos de Itaboraí, devidamente uniformizados com colete e boné azuis e identificados por crachá. O nome e o número da matrícula que constam no crachá poderão ser confirmados através de ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181.


Munidos do PDA (aparelho eletrônico no qual são armazenadas as respostas do questionário), os recenseadores levarão no máximo 15 minutos para concluírem os formulários. “Contamos com a colaboração de toda a população itaboraiense para obtermos sucesso na coleta de informações que ajudarão no crescimento da cidade”, explica o gerente regional do IBGE, Ledir Santos, informando que, até novembro de 2009, o IBGE registrava 228.438 mil moradores na cidade.


O período de coleta de dados do 12º Censo Demográfico é de quatro meses, ficando para o mês de dezembro a divulgação dos primeiros resultados.