quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pequenos produtores são beneficiados

Em comemoração ao Dia do Agricultor, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí preparou um café da manhã, nesta quarta-feira (28/07), em homenagem aos produtores, que podem solicitar a utilização de caminhão e tratores, cedidos gratuitamente pela Prefeitura, para auxiliar nas atividades.

A comemoração teve início cedo. Junto com o secretário Renato Ferreira, cerca de 30 agricultores se reuniram para a confraternização. À mesa, alimentos típicos, todos produzidos em Itaboraí. Suco de laranja, leite natural, queijo, batata doce, bolos de milho e aipim, raiz mais produzida em Itaboraí.


“Cuidar da terra é mais que um trabalho, é uma arte. Infelizmente esta prática vem perdendo espaço, vejo muita gente desvalorizando nosso trabalho. Em Itaboraí temos sorte de ter a Prefeitura que nos apoia e incentiva nossa atividade”, comemorou o agricultor Adelson Pavã, de 70 anos, que em Vila Rica tira da terra seus alimentos há 20 anos.


De acordo com o Sindicato Rural do município, aproximadamente 400 famílias vivem da atividade rural em Itaboraí. A prefeitura incentiva e proporciona economia para os produtores ao ceder, gratuitamente, um caminhão e três tratores. “Não foi fácil construir, em tão pouco tempo, tudo que oferecemos hoje aos produtores. Itaboraí é um município tipicamente agrícola e precisamos preservar esta identidade com qualidade. Buscamos junto a outros órgãos parcerias que vão dar aos produtores vantagens e lucratividade com as atividades”, afirmou Renato Ferreira.


Utilizadas na preparação do solo e na aplicação de produtos no plantio, as máquinas adquiridas pela Prefeitura dão mais agilidade à colheita dos alimentos. “Tenho uma hortinha no meu sítio, dela me alimento e tiro o sustento da minha família. Esse trator ajuda a ganhar mais dinheiro. Arando a terra com agilidade, ganho tempo, planto mais rápido e vendo com um pouco mais de antecedência”, explicou Antônio José dos Santos, de 56 anos.


Beneficiando mais de 20 produtores de Itaboraí, um caminhão presta auxílio no transporte de flores e plantas ornamentais. O veículo possibilita a entrega dos produtos dentro e fora do município. Assim, as espécies do segundo maior município produtor de plantas ornamentais já chegaram em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema, Friburgo e Maricá.


Segundo Renato Ferreira, com o caminhão as plantas chegam ao seu destino 100% aproveitáveis, por serem transportadas de maneira adequada. “Estamos ajudando não só nossos produtores, como também damos andamento aos programas da administração do prefeito Sérgio Soares”, comentou o secretário.


Interessados podem agendar os serviços pelo telefone 3639-1570, ou pessoalmente na Secretaria de Agricultura (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras).