quarta-feira, 14 de julho de 2010

Teatro ensina estudantes a combaterem a dengue


Em Itaboraí, os estudantes da rede municipal aprendem, de uma forma bem divertida, a prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Através do “Teatro na Luta Contra a Dengue”, projeto da Secretaria de Educação e Cultura, crianças e adolescentes são conscientizados a combater a doença ao assistirem às esquetes de artistas locais coordenados pela direção do Teatro Municipal João Caetano.

Nesta terça-feira (13/07), os integrantes do projeto se apresentaram para cerca de 150 crianças da Escola Municipalizada de Educação Infantil Visconde de Itaboraí (CEVI). Segundo a professora do 3º período do Jardim de Infância, Alexandra de Souza Silva, o teatro aumenta a compreensão e melhora o aprendizado do aluno.

“Através do lúdico, as crianças conseguem aprender muito mais. E o melhor disso tudo é que o aprendizado é levado para dentro de casa. Ao ver algo de errado, essas crianças vão questionar os adultos e acabam por conscientizá-los também”, afirmou.

A peça, com direito a música ao vivo, é o ponto alto da programação, que dura cerca de duas semanas. Durante o projeto, os alunos recebem palestras sobre a doença e como preveni-la, assistem a vídeos, participam de oficinas de música e desenho relacionadas ao tema, entre outras atividades. Tudo para que aprendam mais e entrem na batalha contra o mosquito. Para encerrar a semana de atividades, é realizada a encenação.

De acordo com o diretor do Teatro Municipal João Caetano, Sidney Moura, inicialmente a ideia era realizar apresentações durante as atividades do Semec em Ação (programa em que são oferecidos serviços gratuitos à comunidade em escolas municipais). No entanto, a pedido do prefeito Sérgio Soares e da secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana Rosa, o projeto “Teatro na Luta Contra a Dengue” vem sendo apresentado na rede municipal de ensino. A meta é que todas as escolas de Itaboraí sejam atendidas.