quarta-feira, 28 de julho de 2010

Campanha alerta sobre perigos da hepatite

A Secretaria de Saúde de Itaboraí, através da Coordenação do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais e Subsecretaria de Atenção Básica, promove de hoje (28/07) até sexta-feira (30) mobilização para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Palestras com orientações sobre formas de contágio e ações educativas serão realizadas das 8h às 17h, na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Rocha. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do controle das hepatites.
Durante os três dias serão realizados testes sorológicos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com resultado imediato, indicando se o paciente é portador do vírus das hepatites A, B ou C, e também sífilis e HIV. Caso o resultado seja positivo, será feita uma investigação mais detalhada. Também estará à disposição da população teste de glicemia e verificação de pressão, além da distribuição de preservativos masculinos.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Como as pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão, muitas vezes essas patologias são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelos vírus que causam as hepatites B e C.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Eledir Terra, eventos são importantes para identificar e prevenir a doença grave e silenciosa que afeta o fígado. "Como as hepatites virais não apresentam sintomas, a maioria dos portadores não procura o médico. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou câncer hepático. Atos como o uso de preservativo nas relações sexuais, o uso de kit próprio ao fazer a unha (tesourinha, alicate, empurrador de cutícula e lixa), não compartilhar seringas, checar se é feita a correta esterilização de equipamentos nos consultórios odontológicos e uma boa higiene podem evitar a contaminação", aconselha.

A Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Tel: 2635-2062.

Saiba mais sobre a doença

Hepatite A - É transmitida por meio do contato com alimentos ou água contaminada com o vírus, mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos contaminados com o vírus. É o tipo menos agressivo, sem gerar lesões posteriores ao fígado. Em alguns casos não apresenta sintomas. O tratamento dura, em média, seis meses.

Hepatite B - A transmissão é parecida com a contaminação por HIV, porém 100 vezes mais contagiosa, pois o vírus pode sobreviver por até 13 dias em material como agulhas e alicates de unha. Ocorre mais pela relação sexual. Todos os postos de saúde oferecem as três doses da vacina contra a Hepatite B em qualquer época do ano. Jovens com até 19 anos de idade, vítimas de abuso sexual, profissionais de saúde, manicure, podólogo, carcereiros, presidiários, caminhoneiros, profissionais do sexo, coletores de lixo, usuários de drogas injetáveis e inaláveis, tatuadores, homossexuais e bissexuais devem ser vacinados.

Hepatite C - É transmitida primariamente por meio do sangue e derivados. Apesar da possibilidade de cura, a doença é uma das principais causas das complicações hepáticas e transplantes de fígado e ainda não há vacina disponível na rede pública.