quinta-feira, 29 de julho de 2010

Itaboraí abre 300 vagas para cursos gratuitos


A Prefeitura de Itaboraí, a partir de agosto, abre inscrições para novas turmas de Inglês, Espanhol e Técnicas de Comunicação e Expressão (TCE). Ao todo, serão 300 vagas, divididas em dois turnos (manhã e tarde). Os cursos acontecem no prédio da Faculdade Omni, situado na Avenida 22 de Maio, 5300, subsolo, Centro.


A iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo tem o objetivo de atender à população que não têm condições de pagar cursos de alto custo, mas que precisa do aprendizado para atuar no mercado de trabalho.


“A nossa intenção é oferecer conhecimentos essenciais para o crescimento profissional do estudante e do trabalhador”, afirma o secretário Ricardo Guimarães, destacando a necessidade da população se especializar, em função do número de empregos que o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) vai gerar no município.


O curso de TCE terá inscrição de 2 a 20 de agosto, sendo necessário ter Ensino Médio completo. A duração é de um ano, com carga horária de 45 horas. Já o período de inscrição para os cursos de Inglês e Espanhol vai de 23 de agosto a 3 de setembro. É necessário estar cursando ou ter completado o Ensino Médio, além da idade mínima de 15 anos. Os cursos de idiomas têm duração de dois anos e carga horária de 192 horas.


“Percebemos que há interesse por parte da população em aprender qualquer um dos cursos, a procura é grande”, diz a coordenadora dos cursos, Talita Aguiar. Além de Inglês, Espanhol e TCE, a Prefeitura também oferece à população o curso de informática, mas no momento não há vagas abertas.


Para se inscrever, os interessados devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, à Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro, Itaboraí. Os documentos necessários são identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Caso o aluno seja menor de idade, deverá, obrigatoriamente, estar acompanhado do responsável. Mais informações: 3639-2069, ramal 324.