quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ponte de Porto das Caixas será inaugurada em agosto

Falta pouco para os moradores de Visconde e Porto das Caixas terem de volta o conforto de ir e vir com mais segurança. É que a ponte definitiva que liga os dois bairros está em fase de conclusão. A expectativa dos engenheiros da Secretaria de Obras é que, se não houver chuva nos próximos dias, ela seja inaugurada ainda agosto.

A nova ponte terá passagem para pedestres, carros de passeio, ônibus e caminhões com até 45 toneladas. Os acessos à ponte e todo o serviço de terraplanagem já foram concluídos. Os postes de iluminação e telefônicos também já estão sendo modificados para não obstruírem os acessos.

De acordo com o secretário de Obras, Serginho Soares, a próxima etapa é definir as pistas de rolamento, fazer as calçadas para os pedestres, aumentar a saia do aterro das duas cabeceiras, assim como fazer as contenções e colocar meio-fios. Por último será feita a pavimentação.

“Se o tempo ajudar e não houver chuva para atrasar todos estes procedimentos, esperamos inaugurá-la em agosto”, afirma o secretário. Ainda de acordo com Serginho Soares, devido ao mau tempo a obra ficou interrompida durante 28 dias. “Os moradores pensaram que a obra estava parada, mas é porque estávamos esperando o concreto secar. Com chuva, o tempo de secagem prolongou”, explicou.

Desde o temporal de abril os moradores sofrem com a passagem pela ponte provisória, que precisou ser interditada para sofrer reparos. O volume de água fez ceder a cabeceira, colocando a estrutura em risco. Foram 15 dias de trabalhos intensos, em regime de mutirão, para devolver à comunidade local o direito de ir e vir.