sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alunos da rede municipal vão ao teatro


A integração entre teatro e escola está fazendo toda a diferença na educação de crianças e jovens em Itaboraí. Alunos têm a oportunidade de conhecer a arte através do projeto “A Escola vai ao Teatro”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da direção do Teatro Municipal João Caetano. Até o momento, mais de 1.200 estudantes de 17 escolas da rede municipal já assistiram às peças encenadas pelos integrantes da oficina de teatro comandada pelo diretor artístico Mário Lemos.

Nesta quinta-feira (15/07), mais quatro escolas puderam levar seus alunos ao Teatro Municipal João Caetano para acompanhar “Cinderela Cansada de Guerra”, sátira de “Cinderela”, um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Na plateia, cerca de cem alunos das escolas municipais Aldeia Velha (bairro Manilha), José de Oliveira (Perobas), Gastão Dias de Oliveira (Cabuçu) e da Creche Municipal Comunitária (Reta Velha). Para a professora Arlene Antunes da Costa, que leciona na 3ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, o projeto melhora o desempenho dos alunos em sala de aula.

“A iniciativa é muito interessante porque incentiva as crianças e faz com que elas estejam mais interessadas na escola. Nós sabemos que muitas crianças nunca foram ao teatro, então tudo é novidade”, afirmou a professora.

Após a peça, olhinhos brilhantes e belos sorrisos. “Eu nunca tinha vindo ao teatro, adorei e quero voltar. Achei muito legal, eu conhecia a história da Cinderela, mas não era assim. Foi muito divertido”, comentou a aluna Tais Mariano Bento, de 11 anos.

A encenação não encantou apenas crianças e professores. A história da “Cinderela Cansada de Guerra” foi protagonizada pelos alunos das oficinas de teatro que acontecem às quartas-feiras, no Teatro Municipal João Caetano. A estreia em um palco é um passo a mais para manter o sonho de ser ator profissional. “Foi emocionante porque eu quero ser uma grande atriz. O curso está ajudando muito para que um dia eu consiga realizar meu sonho”, afirmou Caroline Cardoso, de 12 anos, que faz parte da oficina de teatro e interpretou um palhaço durante a encenação.