segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeitura forma primeira turma em Petróleo e Gás



A emoção tomou conta da formatura dos 150 alunos inscritos na primeira turma do curso de Petróleo e Gás oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. A entrega dos diplomas ocorreu, na manhã de sábado (10/07), no auditório da Escola Municipal Professora Marly Cid de Almeida Abreu, onde professores, alunos e coordenadores foram homenageados e festejaram a grande conquista.

Em parceria com o Governo Federal, os cursos tiveram a duração de quatro meses e foram realizados em polos espalhados pelo município, de fácil acesso e grande demanda. Em Manilha, na Escola Municipal Joaquim da Silva, foram realizados os cursos de Petróleo e Gás e de Operador de Produção de Petróleo e Derivados. Em Itambi, na E.M. Sidney da Silva, ocorreram aulas de Refino e Instalação Elétrica Industrial e Predial. Já em Nancilândia, na E.M. Marly Cid, cursos de Plataformista; Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, e Exploração de Petróleo e Derivados.

A aluna Aurora de Oliveira, a mais velha das turmas, com 56 anos, concluiu o curso de Refino de Petróleo e Derivados, sendo uma das homenageadas. Funcionária pública de colégio estadual, ela elogiou o investimento da Prefeitura na qualificação profissional da população. “Tenho visto uma ampla divulgação destes cursos pela cidade”, destacou Aurora, que disse ser gratificante poder realizar outro tipo de atividade. “Vou tentar conciliar as duas profissões”, completou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marinho Soares, criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho em Itaboraí é uma preocupação do prefeito Sérgio Soares, por isso a parceria com o Governo Federal para atender a grande demanda do Complexo Petroquímico do Estado do Riode Janeiro. “Democratizando o acesso às novas tecnologias na área de petróleo e seus derivados é que criaremos reais oportunidades de inserção da população itaboraiense ao mercado de trabalho”, afirmou.

A cerimônia de formatura também foi prestigiada pelos secretários municipais de Governo, Luis Vieira; Meio Ambiente, Adelmo Santos; o coordenador do curso Laércio Dantas; a professora responsável Jaqueline da Silva Coelho, a diretora da E.M. Marly Cid, Getúlia Martins, entre outras autoridades.