sexta-feira, 16 de julho de 2010

Manilha terá policlínica com 10 especialidades

Boas notícias para os moradores de Itaboraí. Em setembro entra em funcionamento a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira, o Filoco. A unidade de saúde está localizada às margens da Rodovia BR 493, Km 0, Centro de Manilha, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A Secretaria Municipal de Saúde espera, assim, descentralizar e desafogar o atendimento da Policlínica de Nancilândia, anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior.

“Este centro de especialidades, junto com a Unidade de Pronto Atendimento, dará um salto de qualidade na assistência médica à população e promete transformar o terceiro e o sétimo distritos de Itaboraí em um grande polo de saúde pública municipal”, afirma a secretária municipal de Saúde, Therezinha Freitas.

A nova unidade funcionará numa área de mais de quatro mil metros quadrados, onde antes abrigava uma clínica médica particular. A obra, iniciada em abril deste ano, é executada com recursos próprios da prefeitura. O prédio ganhou pintura nova, reforma nas instalações elétricas e hidráulicas e readequação das 15 salas dos consultórios.

De acordo com a diretora geral da policlínica, médica Simone Figueiras Pires, serão oferecidas as especialidades: clínica médica, ginecologia, pediatria, psicologia, cardiologia, fisioterapia, dermatologia, urologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, além de vacinação, nebulização, curativos e pequenos procedimentos.

A Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira tem capacidade estimada para realizar 240 atendimentos por dia e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os bairros de Itambi, Amaral, Gebara, Grande Rio, Jardim Itambi, João Caetano, Morada do Sol, Parque Aurora, Manilha, Aldeia da Prata, Apolo I, Apolo II, Granjas Cabuçu, Marambaia, Monte Verde, Novo Horizonte, Santo Antônio, São Miguel, Vila Brasil, Vila Gabriela e Nova Capital serão os maiores beneficiários deste centro médico.

O aposentado Ilton Gomes de Aguiar, de 76 anos, morador do Condomínio Residencial Dom Casimiro (vizinho às duas novas unidades de saúde), está ansioso pela abertura da policlínica. “Além de aumentar a segurança na área, teremos o atendimento mais perto de casa, sem precisar ir até Nancilância buscar assistência médica. Vai melhorar muito para todos que vivem aqui”, declara.