quarta-feira, 7 de julho de 2010

Secretaria de Saúde combate o tabagismo

O exemplo deve vir de casa. É dessa forma que a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, através do Programa Antitabagismo, iniciou ajuda aos servidores do município que querem parar de fumar. O objetivo é que eles dividam suas experiências com os pacientes e sirvam de modelo aos que queiram largar o vício do cigarro.

“Temos que mostrar para a população que é possível se libertar do vício, oferecendo oportunidade de tratamento e apoio nos casos de recaída. Acreditamos ser esta a melhor forma de dar o exemplo”, explica a coordenadora do programa, Ana Paula Luiz Pereira.

Inicialmente foi selecionada uma turma com 14 funcionários públicos fumantes, que tomaram a iniciativa e mostraram força de vontade para largar o vício da nicotina. Após o reconhecimento do grau de dependência da nicotina, os pacientes passam por sessões terapêuticas com orientações para mudança de hábitos e diminuição de tensão, aprendem a lidar com a síndrome de abstinência e a “fissura” (desejo intenso de fumar) e, em caso necessário, aplicação de adesivos, que atuam como forma de terapia de reposição de nicotina para que aumente a chance de sucesso no tratamento.

“Não devemos esquecer que, embora o apoio dos remédios seja importante, para que se alcance um bom resultado, o paciente deve ser estimulado a se descondicionar das associações feitas com o cigarro”, informa a subsecretária Municipal de Saúde e Atenção Básica, Lydiane Salles, que também é psicóloga.

O motorista Mário Sérgio da Silva Marinho tem 30 anos e metade da sua vida passou fumando. Tentou parar duas vezes, mas o vício falou mais alto. “Está mais difícil jogar bola, fico cansado rapidamente. Minha expectativa é parar logo, até porque meus filhos também estão sendo prejudicados”, afirma.

Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde, com a cooperação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Programa Antitabagismo consiste num tratamento que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, além de reforço com medicamentos, acompanhamento psicológico e médico, se necessário, e testemunho da experiência de quem já conseguiu parar de fumar com o programa.

No primeiro mês será realizada uma reunião sempre às terças-feiras. Entre o segundo e quarto mês os encontros acontecem quinzenalmente, e a partir do quinto mês, o grupo se reunirá uma vez a cada 30 dias. O tratamento tem duração máxima de um ano e estima-se que 20% dos fumantes deixem o vício definitivamente.