“Fico lisonjeado por participar deste questionário do IBGE. Uma evolução extraordinária, onde os resultados serão aproveitados também pela nossa prefeitura, com os diagnósticos da população”, comentou o prefeito, primeiro morador da cidade entrevistado.
O Censo tem o objetivo de levantar informações que servirão de base para o planejamento público e privado da próxima década. Os recenseadores realizarão entrevistas com a intenção de fazer um raio-x socioeconômico da população. Para isso, farão perguntas sobre diversos assuntos, como características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, raça e religião.
Os 230 recenseadores atuarão nos oito distritos de Itaboraí, uniformizados com coletes e bonés azuis e identificados por crachá. O nome e o número da matrícula que constam no crachá poderão ser confirmados através de ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181, das 8h às 22h.
Munidos do PDA (aparelho eletrônico no qual são armazenadas as respostas do questionário), os recenseadores levarão no máximo 15 minutos para concluírem os formulários. Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos que dão acesso ao questionário, em um site seguro, garantindo o sigilo das informações.
A Prefeitura de Itaboraí cedeu para o IBGE um galpão no Centro, que servirá de posto de coleta de informações de todo o município. Será o posto centralizador dos recenseadores, que descarregaram as informações quase que diariamente. “Esperamos que a população de Itaboraí nos ajude, recebendo bem os recenseadores e respondendo o questionário corretamente”, disse o gerente regional do IBGE, Ledir Santos.
O período de coleta de dados do 12º Censo Demográfico é até o dia 31 de outubro, ficando para o mês de dezembro a divulgação dos primeiros resultados.