Os problemas bucais mais comuns aos pacientes especiais são a cárie e a gengivite, sendo esta última decorrente de problemas de ordem local, geral ou medicamentosa. Dependendo da patologia que o paciente apresenta, pode ocorrer também a flacidez muscular, que leva a alterações na relação maxilomandibular e a xerostomia (sensação de boca seca).
A maioria dos pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais, necessitando da ajuda de familiares. De acordo com a cirurgiã dentista especializada em atendimento a PNEs, Eliane Barreto Brito Silva, a participação dos responsáveis na higiene diária dos dentes é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.
“Aqueles que têm dificuldade motora precisam da ajuda de outras pessoas para realizarem higiene bucal. Outros, que têm dificuldades de entendimento, precisam de instruções repetitivas, até que possam assimilar estas tarefas”, explica, informando que o tratamento também envolve outros profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.
O atendimento odontológico utiliza técnicas de demonstração com todo o aparato odontológico, para que o paciente saiba, antes de ser atendido, o que será utilizado em sua boca. Antes, porém, a profissional cria uma relação de confiança e empatia, evitando a não execução dos procedimentos pela falta de colaboração do paciente, permitindo um tratamento eficaz num clima mais ameno e agradável.
A Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva está situada na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior).
Atenção aos cuidados básicos
1º - É a higiene diária efetuada após as refeições. Se necessário, utilizar recursos especiais, como dedeiras e escovas com adaptadores.
2º - A dieta deve ser nutritiva, evitando alimentos ricos em açúcares e de consistência pastosa. Os horários corretos das refeições precisam ser observados. Medicamentos com açúcar, salvo contraindicação médica, devem ser administrados junto com as refeições.
3º - Uso diário do flúor, na forma de creme dental, e de soluções fluoretadas para bochechos.