A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) oficializou o Dia de Enfrentamento ao Bullying em Itaboraí: toda primeira sexta-feira do mês de novembro. O anúncio foi feito pela secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, destacando que um projeto de lei já foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal.
Após lançar a Campanha de Enfrentamento ao Bullying durante o 8º Simpósio da Educação, realizado de 12 a 14 de agosto, a Secretaria de Educação promoveu mais uma etapa da campanha ao promover um encontro entre coordenadores da Semec, diretores de escolas e psicólogos da rede municipal de ensino.
O objetivo da reunião, realizada na sexta-feira (28/08), foi discutir com os profissionais o bullying, que consiste em atividades intencionais com o propósito de ofender, agredir, perseguir e amedrontar, tornando as vítimas pouco sociáveis, inseguras, quietas e com baixa autoestima. Estima-se que 40% dos alunos já foram autores ou vítimas de agressões, 60% delas ocorrem dentro das salas de aula e 56% dos agressores estão entre o 6º e 7º anos.
Foram distribuídas cartilhas para cada unidade escolar contendo informações sobre como o professor deve trabalhar o bullying em sala de aula, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nosso objetivo é levar o projeto para toda a população, inclusive alunos das redes estadual e privada”, afirmou o diretor da Divisão de Psicologia da Secretaria Municipal de Educação, Marcos André Torres.
A reunião também comemorou o Dia do Psicólogo, que em seu segundo ano consecutivo foi lembrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Os psicólogos são essenciais para o ambiente escolar, fundamentais para percepção, abordagem e encaminhamento em casos de bullying”, destacou a secretária Rosana da Silva Rosa.