quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Prefeitura busca profissionais de construção civil

Impulsionada pelo aumento de empregos no setor de construção civil em Itaboraí, a Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda organiza um banco de currículos formado por profissionais de todos os setores da área. Segundo o secretário Saíde Abrão, empresas que buscam profissionais muitas vezes já querem sair da secretaria com o contato dos candidatos. “Fazendo este banco de currículos vamos inserir nossa população mais rapidamente no mercado de trabalho. Desde o primeiro contato com os empresários, até a entrega dos currículos, temos perdido tempo, mas agora acabaremos com o atraso e daremos agilidade ao processo”, explica Saíde.

Todos os setores da área de construção civil necessitam da mão de obra de pedreiro, armador de ferro, montador industrial, montador de andaime, carpinteiro, carpinteiro de forma, eletricista e bombeiro hidráulico. Interessados em se cadastrar no banco de dados devem ir à Secretaria com currículo, cópias da carteira de trabalho (folha da foto e do último emprego), documento de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e PIS. É necessário ter experiência anterior comprovada.

Para quem não tem experiência e busca uma qualificação profissional, a Secretaria tem vagas em aberto para diversos cursos gratuitos não só na área de construção civil, como também comércio, serviço e estética, destinado a moradores do município, de várias faixas etárias.


O grande objetivo, segundo Saíde, é conscientizar a população da importância de ter uma especialização e que todos devem aproveitar as oportunidades que a Prefeitura fornece para que possam se qualificar e conquistar espaço no mercado de trabalho.


Ronaldo Nascimento, de 47 anos, que fez dois cursos oferecidos pela Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda, destaca a importância da qualificação profissional para conquistar um emprego. Segundo ele, assim que terminou o serviço da empresa em que trabalhava, havia outro emprego em vista. Com menos de 15 dias consegui trabalho em outra empresa. Depois que fiz os cursos de carpintaria e armador de ferro a realidade é outra, ficou mais fácil para conseguir emprego e os salários são melhores”, afirma.


A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Doutor Fidélis Alves, 45, Centro. Informações pelo telefone 3639-2051.