terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alunos da Guarda Municipal Mirim aprendem flauta


Flauta doce. É a mais nova investida da garotada da Guarda Mirim de Itaboraí. Adquiridos através de parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, os instrumentos são utilizados por 25 crianças inscritas no projeto Coral de Flauta Doce, implantado no mês de agosto pelo professor Heloísio Costa.

Atentas, as crianças recebem instruções de postura e embocadura para entoarem os primeiros sons. O curso será oferecido em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. O repertório é o mais eclético possível, com isso os alunos vão aprender tanto músicas eruditas quanto populares.

”Toda criança deveria aprender música. O nosso objetivo é difundir a música, fazer com que as crianças tenham gosto e conheçam os ritmos. Esta é uma excelente oportunidade”, afirma o coordenador da Guarda Mirim, Renato Gonzáles.

Os alunos estão empolgados. “É ótimo poder aprender coisas novas. Estou gostando muito de tocar flauta, ainda estamos começando, mas é bem legal. Sei que a música pode me ajudar no futuro, até porque ainda não sei qual profissão seguir”, diz Francine de Souza Paz, de 14 anos. Já Igor da Silva Pinto, 13, aposta na concentração como um benefício trazido pela flauta. “Para tocar flauta é preciso ter dedicação e concentração, isso vai me ajudar daqui para frente”.

Em setembro, os alunos devem se apresentar no Festival de Bandas, organizado pela Guarda Mirim; durante a Feira do Livro, em outubro, pretendem realizar um tributo ao sambista Noel Rosa; e no mês de dezembro já é esperada a participação do Coral de Flauta Doce na Tocata de Natal, que acontece na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.