Sem qualificação profissional, fica mais difícil conseguir emprego. “Tive que deixar o trabalho que fazia com meu pai e me vi sem saber o que fazer. No início pensei que seria fácil, mas com o tempo vi que para qualquer emprego era preciso ter experiência e formação na área”, conta Leandro Almeida Coelho, de 27 anos. Na Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda, ele foi matriculado no curso de carpintaria. Há 15 dias, Leandro começou em seu novo emprego, que só conseguiu após apresentar o certificado profissional obtido com o curso.
“A empresa considerou muito pouco o tempo que eu tinha registrado na carteira de trabalho como experiência. Voltei em casa, peguei o certificado do curso, mostrei e fui contratado. Sem ele, não teria conseguido o emprego”, diz Leandro.
Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos, ser morador de Itaboraí e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. “Precisamos conscientizar os moradores do município da importância de se especializarem em alguma área. O Complexo Petroquímico está chegando, junto com ele os empregos e a nossa população deve ocupar essas vagas. Senão pessoas de fora vão tirar o espaço que deveria ser do povo de Itaboraí”, afirma o secretário Municipal de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão.
Os interessados podem efetuar a matrícula de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria (Rua Fidélis Alves, 47, Centro). É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, título de eleitor, certidão de nascimento e PIS. Mais informações pelo telefone 3639-2051.