Alunos da Guarda Mirim, que participaram do 3º Festival de Dança, iniciaram as festividades, por volta de 10h, quando subiram ao palco montado na praça para encantar o público com passos de hip hop. Logo após as meninas do grupo “As Quatro Sensações” mostraram a sua dança.
Estudantes do projeto “Teatro Para Todos”, que acontece às quartas-feiras no Teatro Municipal João Caetano, apresentaram uma esquete mostrando quatro figuras do folclore nacional: a Iara, a Cuca, o Lobisomem e o Saci-Pererê. Na platéia, crianças da rede municipal de ensino e a população se divertiram em uma animada roda de cantigas.
As quadrilhas caipiras também não ficaram de fora, alunos do projeto “Teatro nas Escolas” fizeram uma apresentação que misturou a tradição e o novo, com forrós remixados com a batida funk. “É muito legal mostrar a cultura brasileira na praça para todo mundo ver. Além das apresentações, terá cinema mais tarde e muitas pessoas que não têm a oportunidade de ir ao cinema vão conhecer um pouco mais da nossa cultura”, destacou a estudante Aline Rodrigues, de 12 anos.
Por volta das 15h, foi a vez dos percussionistas da cidade mostrarem talento acompanhados de violão, cavaquinho e pandeiro, uma verdadeira roda de samba. As quadrilhas caipiras da Guarda Mirim e do projeto Conviver com o Idoso trouxeram muita alegria e fizeram sucesso. Além de uma grande roda de capoeira formada por cerca de 40 componentes.
Para a moradora Aderita Cristina de Castro, que acompanhou as atividades, foi muito bom apreciar os talentos de Itaboraí. “Legal essa iniciativa, pois estimula outras pessoas a mostrarem seus potenciais", elogiou.
À noite, apesar do frio, estudantes e moradores não deixaram de participar do Circo Sarau Petrobras, que exibiu os documentários “São Luiz Dorme ao Som dos Tambores”, de Sérgio Sanz, e “Folia no Morro”, de Arthur Omar, além de “Bezouro”, longa de João Daniel Tikhomiroff, e “Tropa de Elite”, de José Padilha.