As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, têm até o dia 31 de outubro para realizarem o recadastramento, obrigatório para a manutenção do benefício. Em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que o titular deve comparecer ao posto do programa na Rua José Antonio Martins, 256, Centro, para realizar o agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na data agendada, o beneficiário do programa deverá levar ao posto do Bolsa Família os seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contracheque (caso algum membro da família possua) e declaração escolar.
Até o momento, 1.980 famílias já foram recadastradas. Segundo o coordenador do Bolsa Família em Itaboraí, José Antônio Almeida, famílias com crianças e adolescentes (até 17 anos) também devem garantir que os menores estejam matriculados em escolas (frequência mínima determinada pelo programa é de 85% para alunos de 6 a 15 anos e 75% para os maiores de 16 anos) e manterem o acompanhamento de saúde regular, realizado nos postos do Programa Saúde da Família (PSF).
Agentes de saúde e diretores de escolas municipais estão conversando com os beneficiários e distribuindo a cartilha do programa. “Temos uma parceria com as secretarias de Saúde e de Educação para conscientizar as famílias sobre a importância de cumprirem as premissas estipuladas pelo Bolsa Família”, afirma o coordenador José Antônio Almeida.
Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes. Até o dia 30 de agosto, Itaboraí possuía cerca de 20 mil famílias cadastradas. Destas, 13.548 recebem o benefício por atenderem a todas as exigências do programa.