Oleiros, costureiras, mecânicos, proprietárias de papelaria e lojas de roupas receberam em 14 de agosto os certificados de participação no curso “Aprender a Empreender”, destinado a desenvolver características que compõem o perfil empreendedor, despertar atitudes e habilidades nos microempresários, estimulando os participantes a empreender atividades produtivas.
“Não sabia exatamente como lidar com o meu negócio. A firma não estava no vermelho, mas também não dava lucro. A partir do aprendizado obtido no curso, consegui estabelecer metas e já vejo grandes diferenças na minha empresa, disse a proprietária da papelaria Lomarje, Liliana Maria de Jesus.
“A nossa intenção é preparar as empresas locais para a grande transformação que nossa cidade já está passando, em função da implantação do Comperj, fazendo com que se fortaleçam no mercado de trabalho e se solidifiquem em meio a tantas outras empresas que vêm de fora”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães.
Na segunda etapa, durante uma semana, empreendedores formais e informais receberam capacitação em empreendedorismo, mercado e finanças. Os tópicos abordados no curso foram: o empreendedor; o mercado (consumidor, concorrente e fornecedor); a empresa e o mercado (marketing); os números da empresa (finanças); o ponto de equilíbrio (comportamento financeiro); o resultado da empresa; o resultado com vários produtos; o capital de giro e o fluxo de caixa; os problemas e as soluções e o plano da empresa.
Para se inscrever e obter mais informações sobre os cursos, os interessados devem ligar para o telefone 3639-2069, ramal 324.