A imunização mobilizará 46 postos de vacinação, que funcionarão, sem interrupção, das 8h às 17h, e mais 11 unidades volantes (veja abaixo lista com locais e horários de funcionamento), envolvendo aproximadamente 800 servidores da área da saúde e 25 veículos para apoio logístico.
A Secretaria Municipal de Saúde distribuirá 23 mil doses da vacina contra poliomielite. A primeira fase foi realizada no dia 12 de junho e obteve cobertura de 100%, superando a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 95%. Para essa etapa, a meta da secretaria é chegar novamente ao percentual da primeira fase.
Quem não tomou a primeira dose deve se imunizar. As crianças que já foram vacinadas anteriormente devem receber este reforço, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral, rápida, segura e indolor. Além disso, confere imunidade para os três tipos do vírus que causam a doença”, explica a coordenadora da Divisão de Imunobiológicos, Norma Sueli de Oliveira.
Nas unidades e postos de saúde, os pais poderão colocar em dia a caderneta das crianças e receberem outras vacinas: BCG (contra as formas graves da tuberculose), hepatite B, rotavírus, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche).
Programação para crianças e adultos
Nos postos de saúde serão oferecidas atividades de recreação, educação sanitária e ambiental, orientação e prevenção realizados pelos Programas de Hanseníase; Antitabagismo; DST, Aids e Hepatites Virais; Saúde da Mulher e Saúde do Idoso; medição de glicose e verificação de pressão arterial pelo Programa de Hipertensão e Diabetes; atualização dos cadastros dos beneficiários do Programa Bolsa Família pelo Programa de Alimentação e Nutrição; atendimento com profissionais do Programa Saúde Bucal através do Odontomóvel e distribuição de escovas e pastas de dente.
No posto do Programa Saúde da Família de Joaquim de Oliveira, as crianças que forem vacinadas poderão curtir um cineminha que será montado no local para exibição de filmes e desenhos. Já em Picos, haverá curso de jardinagem e reciclagem com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. No posto de saúde da Reta Velha a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promete não deixar ninguém parado e agitar com muitas atividades os que aparecerem por lá.
No Centro, a secretaria também realizará atividades voltadas para conscientização e educação em saúde. A Praça Alarico Antunes e a Avenida Amélia Saraiva, que ficará interditada para veículos durante o horário da campanha, serão utilizadas para atividades dos Programas de Saúde Mental e Bucal. Além disso, agentes do Programa de Endemias e das Vigilâncias Sanitária e Ambiental distribuirão panfletos e orientarão a população sobre as formas de prevenção contra dengue, caramujo africano, tratamento da água entre outras ações.
“O objetivo é mostrar que prevenção só é possível com informação e conscientização. Daqui para frente vamos promover outras campanhas e ações em todo município, levando mais qualidade de vida aos moradores”, destaca a secretária municipal de Saúde, Therezinha Freitas.
Postos volantes
E.M. Marli Cid (Nancilândia) - 8h30 às 15h
E.M. Arquimedes de Andrade (Calundu) – 8h30 às 12h
E.M. Antônio Carlos da Silva (Morada do Sol) – 8h30 às 17h
E.M. Antônio Joaquim da Silva (Manilha) – 8h30 às 17h
E.M. Professor Pedro Alves de Araújo (João Caetano) – 8h30 às 17h
E.M. Alfredo Torres (Muriqui) – 13h30 às 16h
E.M. Romeu Simões (Manilha) – 8h30 às 17h
E.M. Maria Ana (Rio Várzea) – 8h30 às 12h
E.M. Outeiro das Pedras (Bela Vista) – 14h às 16h
E.M. José Leandro (Pacheco) – 10h30 às 10h50
E.E. Jovina Amaral de Oliveira – (Serra do Lagarto) – 11h às 11h30