quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ônibus vira sala de informática para estudantes

Uma sala de aula sobre rodas. É num confortável ônibus itinerante que os alunos do ProJovem Trabalhador de Itaboraí começam a dar os primeiros passos em busca da qualificação profissional. Vinte computadores modernos e ligados à internet, ar condicionado, televisão, mesas e cadeiras transformam o interior do veículo num espaço de aprendizado.

O ProJovem Trabalhador é um programa com a parceria do Governo Federal, voltado para jovens de 18 a 29 anos. Itaboraí tem 56 turmas montadas, divididas em 10 diferentes cursos e dois mil alunos estudando, gratuitamente, além de receberem ajuda de custo de R$ 100.


Nesta terça-feira (10/08), 30 alunos participaram da primeira aula de iniciação à informática, realizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, onde o ônibus ficará estacionado até o fim da semana, quando será deslocado para um novo ponto da cidade. O prefeito Sérgio Soares e o vice Rafael Vitorino prestigiaram a atividade. “No mercado de trabalho vocês serão profissionais diferenciados, bem qualificados porque estão sendo treinados com uma excelente tecnologia e os melhores professores”, disse Sérgio Soares aos estudantes.


Por seis meses, tempo de duração do módulo, dois ônibus itinerantes vão percorrer diversos pontos do município atendendo alunos do ProJovem. Com aulas três vezes na semana e funcionando em três turnos, o espaço comporta 40 alunos. “Sei que o mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo, por isso me inscrevi no ProJovem. Preciso ter uma especialização para conquistar meu espaço. A pessoa sem estudo e preparação profissional não consegue trabalho, nem o mais simples”, afirmou a estudante Camila Santos Gonçalves, de 22 anos.


Satisfeito com a intensa procura pelos cursos, o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão, busca parceria para que a sala de aula itinerante seja disponibilizada também à população nos finais de semana. “Gostaria que as pessoas que não participam do ProJovem também tivessem acesso ao ônibus. Quero que participem desta nova fase que hoje vive Itaboraí”.