Será na próxima segunda-feira (30/08), às 14 horas, no Teatro Municipal João Caetano, a segunda audiência pública para recolher sugestões para a Revisão do Plano de Saneamento Básico do Município, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A sociedade em geral, assim como o poder púbico, terão acesso a todas as informações pertinentes ao projeto, assim como documentos, e poderão se manifestar a favor ou contra. A primeira audiência foi realizada há dois meses, no mesmo local, quando foi apresentado um estudo sobre as condições hídricas do município, incluindo o investimento necessário para Itaboraí ter fornecimento de água e rede de esgoto.
De acordo com a apresentação, seriam necessários R$ 281 milhões para o município ter fornecimento de água e tratamento de esgoto em 80% de seus lares até o ano de 2030. O estudo foi realizado a pedido do prefeito Sérgio Soares como embasamento científico para planejar a melhor forma de oferecer água e esgoto tratado à população itaboraiense, com o crescimento da demanda devido à vinda do Complexo Petroquímico de Rio de Janeiro (Comperj).
De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos, e Urbanismo, e presidente do SAAE, Serginho Soares, atualmente apenas 25% dos itaboraienses são atendidos com água de forma regular nas 74.900 habitações existentes. A expectativa para os próximos 20 anos é que este número chegue a 122 mil. “É urgente que planejemos o nosso futuro e preparemos a cidade para o crescimento que virá com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro”, diz o secretário.