terça-feira, 10 de agosto de 2010

Convênios com CEF e BB beneficiam servidores

Os funcionários da Prefeitura de Itaboraí podem comemorar novas facilidades na aquisição de crédito e financiamento. Um convênio firmado entre a Prefeitura e o Banco do Brasil prevê a concessão de crédito imobiliário e empréstimo consignado aos servidores concursados. Já com a Caixa Econômica Federal, foi firmado um convênio para empréstimo com desconto em folha de pagamento, também disponibilizado aos funcionários em cargos comissionados.


De acordo com o prefeito Sérgio Soares, os convênios têm como objetivo trazer melhorias na vida do servidor. “Tem momentos que ter crédito faz toda a diferença e quando as taxas são pequenas se torna um benefício. Através destes convênios o servidor pode quitar suas dívidas, investir em um curso, uma viagem ou até comprar a casa própria. Crédito também é qualidade de vida”, afirma o chefe do Executivo.


O crédito imobiliário, disponibilizado através do convênio firmado com o Banco do Brasil, é destinado aos servidores concursados e o prazo para o pagamento do imóvel é de 360 meses, ou seja, 30 anos. Podem ser financiados imóveis novos ou usados, no valor máximo de R$ 400 mil. O Banco do Brasil financia até 80 % do valor. Uma das principais vantagens do convênio é com relação às taxas, como o registro cartorário, que também podem ser inseridas no financiamento. O funcionário será isento da taxa de abertura de crédito e análise jurídica da garantia, gerando uma economia de aproximadamente R$ 900. Quem já possui imóveis, antes não poderia adquirir o financiamento imobiliário, mas agora tem esta possibilidade.


Dois outros convênios foram firmados para a concessão de empréstimo consignado. Um com a Caixa Econômica Federal e outro com o Banco do Brasil. Em ambas instituições, a taxa de juros é de 2,2 % a.m. Através do Banco do Brasil, o benefício é concedido apenas aos servidores concursados, enquanto na Caixa Econômica Federal funcionários em cargos comissionados também podem usufruir do benefício sem análise de crédito, basta que haja margem consignável disponível no contracheque.


Nas duas instituições, o prazo para a quitação da dívida é de 72 meses, sendo que para comissionados o prazo condiz com o término do atual governo, ou seja, aproximadamente 24 meses. Os interessados em adquirir o crédito imobiliário ou o empréstimo consignado devem comparecer em uma agência dos bancos conveniados levando identidade, CPF, comprovante de residência e o último contracheque.