Nesta quinta (26/08) e sexta-feira acontece na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, em Itaboraí, a primeira edição do Formação em Serviços para Profissionais da Educação e Saúde. A proposta do evento, organizado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Semec), em conjunto com a Coordenadoria Regional Metropolitana IX, é estabelecer um canal de diálogo sobre os desafios e estratégias para tratar sobre temas como sexualidade na adolescência, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, efeitos e consequências do uso do álcool e drogas, entre outros assuntos. O encontro reunirá médicos, psicólogos, professores e diversos especialistas em saúde e educação.
“É fato que os adolescentes estão iniciando cada vez mais cedo e sem responsabilidade a sua vida sexual. Muitas vezes, a falta de diálogo com os pais aliada a ausência de informações, colocam esse público em vulnerabilidade. Queremos neste encontro propiciar a troca de experiências entre profissionais de educação e da saúde, trazendo a público, a necessidade de aprofundar as discussões”, destaca a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Meniê Neves Carvalhal.
No primeiro dia do encontro, com início às 13 horas, além do credenciamento, a abertura terá duas apresentações. Falando sobre educação, a professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade apresenta ao público o Programa Saúde na Escola (PSE). Em seguida, o médico pediatra Sérgio Arinos discute o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).
Na sexta, a organização prepara quatro oficinas abordando com ampla variedade questões ligadas à saúde e educação. Assuntos como sexualidade, direitos humanos, vulnerabilidade, prevenção de DST/Aids, gravidez não planejada, álcool e outras drogas serão debatidos. O encerramento está marcado para 17 horas.
A I Formação em Serviços para Profissionais da Educação e Saúde acontece na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, que fica na Rua Hedevilson Barreto Cardozo, s/nº, Nancilândia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
Confira a programação:
Dia 26 de agosto (quinta-feira)
13h às 14h – Credenciamento
14h – Abertura e composição da mesa
15h – Apresentação do Projeto Saúde na Escola (PSE), com a professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade
15h30 – Apresentação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) com o médico Sérgio Arinos
16h – Programações culturais
17h – Lanche e Encerramento
Dia 27 de agosto (sexta-feira)
8h às 8h30 – Café da manhã
8h30 às 9h – Dinâmica sobre Vulnerabilidade com o Professor Ney Lanzellotti Dantas
9h às 9h30 – Apresentação do Núcleo de Educação e Saúde, com a coordenadora Meniê Neves Carvalhal, e apresentação do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente, com a coordenadora Késia da Cunha Pereira
9h30 – 12h – Oficinas
Oficina1 – Gêneros, Sexualidade e Direitos Humanos com a Professora Edinéa Jerônimo dos Santos de Souza Andrade
Oficina 2 – Vulnerabilidade, com as psicólogas Patrícia Narcizo e Mônica F. C. Marques
12h às 13h – Almoço
13h às 14h – Apresentação do Projeto “Se Liga Jovem”, do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais
14h às 17h – Oficinas
Oficina 3 – Prevenção de DST/Aids e Gravidez não planejada, com o oficineiro Gustavo C. dos Santos, a professora Beatriz R. C. Melo e equipe
Oficina 4 – Álcool e outras drogas, com o psicólogo Dann Kowai e a equipe dos CAPSI de Itaboraí
17h – Encerramento