quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comunidades terão oficinas de percussão, capoeira e dança

Na comemoração pela Semana do Folclore, o prefeito Sérgio Soares foi apresentado aos 30 profissionais selecionados pela Fundação de Arte e Cultura (FAC) de Itaboraí para atuar nos oito pontos de cultura que serão instalados a partir de setembro. Moradores das comunidades beneficiadas terão acesso a oficinas gratuitas de percussão, capoeira e dança.

“Hoje nós temos cerca de 250 mil habitantes em Itaboraí. Quantos jovens podem se tornar músicos? Temos que investir em cultura, através da cultura os jovens têm exemplos para a vida. A capoeira é uma atividade em que o aluno aprende a ter disciplina e formação de caráter. A cultura está trabalhando, os projetos estão acontecendo e quando há sucesso, queremos mais”, discursou Sérgio Soares.

Os profissionais selecionados moram em Itaboraí e fazem parte do cadastro cultural que a FAC vem preenchendo desde o início do ano, com o objetivo de cadastrar as manifestações culturais existentes no município e seus agentes. Além da apresentação dos profissionais, o diretor de patrimônio imaterial da FAC, Allan Motta, divulgou as oito comunidades escolhidas para receber os pontos de cultura: Cabuçu, Manilha, São Joaquim, Visconde, Venda das Pedras, Apollo, Itambi e Sambaetiba. Nos locais, serão oferecidas oficinas gratuitas de percussão, capoeira e dança. O projeto, a princípio, tem a duração de 12 meses e acontecerá de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Além do prefeito Sérgio Soares, estiveram presentes à solenidade, na tarde de segunda-feira (16/08), a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa; o chefe de Gabinete, Marcos Araújo; o Presidente da FAC, Sérgio Espírito Santo, diretores da FAC e do Teatro Municipal João Caetano.

As oficinas serão realizadas em parceria da Prefeitura de Itaboraí com o Governo do Estado, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), assinado em julho passado.