quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Agenda 21 de Itaboraí realiza Fórum

Com o objetivo de construir um plano local de desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 de Itaboraí convida toda a comunidade, entidades públicas e privadas da cidade para comparecerem ao próximo Fórum de debates que acontecerá no dia 11 de agosto, às 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), situado à Avenida 22 de Maio, 539, Centro. Na ocasião, retomando o processo de estruturação da entidade, onde já foi aprovado o Regimento Interno, serão finalizadas as vagas da coordenação, em especial as do 1º e 2º Setor, e será eleito um coordenador geral do Fórum da Agenda 21.

Os fóruns, regulamentados por lei, são o principal instrumento de discussão dos problemas e potencialidades locais. Através deles, poderão ser apontadas as possíveis soluções, dentro sempre do conceito de desenvolvimento sustentável. E com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), a preocupação da Agenda 21 neste momento é estruturar o município para atender de forma eficaz à demanda que ocorrerá. Seja na área de meio ambiente, transporte, saúde, qualificação profissional e organização social.


De acordo com Luciano Silveira, secretário executivo da Agenda 21 em Itaboraí, o primeiro passo é buscar parcerias com entidades que ainda não atuam no município, principalmente na área de qualificação profissional. “Precisamos oferecer cursos profissionalizantes de qualidade, na área de Petróleo e Gás principalmente. Para tanto, precisamos reforçar o diálogo com entidades que possam nos oferecer isso”, explicou.


Ainda segundo Luciano, está sendo estudado meios de formar cooperativas de catadores de lixo, inclusive para coletar o óleo de cozinha que é um dos maiores poluidores ambientais, quando jogados pela pia da cozinha. “Tudo para que este lixo coletado seja revertido em renda familiar”, explicou.


A prova da credibilidade da Agenda 21 é que ela foi escolhida pela Petrobras como uma forma de relacionamento com a região. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, formam o grupo gestor da Agenda 21. Até 2012, o Programa Petrobras Ambiental trabalhará o tema “Água e Clima”, com financiamentos de R$ 78 milhões a projetos fomentados pelo 3º Setor, com prazo de execução de 18 a 24 meses. Mais informações podem ser encontradas no site www.agenda21comperj.com.br.