sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Prefeito inaugura entreposto de pesca em Itambi

Parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca e a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí incentivará a atividade pesqueira, além de garantir o consumo de peixe na merenda de cerca de 32 mil anos da rede municipal. Nesta sexta-feira (29/10) foi inaugurado o entreposto de pesca, em Itambi. O local ganhou frigorífico e equipamentos para realizar o corte dos peixes em filés.

A iniciativa beneficia diretamente 78 profissionais que tiram do mangue e do mar o sustento das suas famílias. Agora, além de catar caranguejo, poderão pescar e todo peixe será comprado pela Secretaria de Educação. Em seu discurso, o prefeito Sergio Soares frisou o compromisso em melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos pescadores.

“Eu sou médico e a cada dia vejo que administrar uma cidade é como tratar um paciente. Cuidamos do bem-estar, melhoramos as condições de vida. Por isso, estou aqui para entregar o entreposto de pesca e dizer que vocês podem contar comigo para o que precisarem”, disse o chefe do Executivo.

O secretário de Agricultura, Renato Ferreira, também destacou a importância de inaugurar o entreposto de pesca. “É um prazer deixar este local pronto. Aqui os pescadores vão produzir e ganhar dinheiro para complementar a renda da família”, comentou.

A estimativa da Associação de Caranguejeiros e Pescadores de Itambi é produzir, semanalmente, 500 kg de filé do pescado. Segundo eles, bagre, tambaqui, pacu, carpa e robalo são os peixes mais pescados nos rios locais. “Nosso pescado tem qualidade, as águas dos rios foram analisadas por engenheiros sanitaristas e aprovadas”, destacou o pescador Flávio Diniz Gaspar Lontro, de 46 anos.

Na ocasião, foram entregues aos pescadores cestas básicas e a segunda parcela do defeso, no valor um salário mínimo – como a cata do cata do caranguejo é proibida de setembro a novembro, período de reprodução da espécie, a Secretaria de Agricultura dá assistência aos pescadores.

Também prestigiaram a inauguração do entreposto de pesca o vice-prefeito Rafael Vitorino, a secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, o secretário de Governo, Luiz Vieira, entre outras autoridades municipais.