quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Secretaria de Saúde capacita equipes

Até novembro, enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes comunitários do Programa Saúde da Família serão qualificados sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família. O objetivo é capacitar e orientar os responsáveis para o cumprimento das exigências referente à área da saúde e melhorar o atendimento aos beneficiários.

A coordenação do Programa de Alimentação e Nutrição iniciou a capacitação em setembro e até a primeira quinzena de novembro pretende visitar todos os 34 PSFs e unidades básicas de saúde do município. O curso inclui palestras com um panorama geral e as condicionalidades do Programa Bolsa Família, que são compromissos assumidos pelas famílias que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício.

“As principais condicionalidades na área da saúde para as famílias são cadastramento das mulheres em idade fértil (entre 10 e 49 anos), acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e avaliação do estado nutricional das crianças com até 7 anos (peso, estatura, vacina e aleitamento materno), além de informação sobre seus direitos e responsabilidades no programa”, explica Rosa Henriques, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, alertando, ainda, que caso estas exigências não sejam cumpridas, o pagamento do benefício pode ser bloqueado.

O acompanhamento é realizado semestralmente por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que disponibiliza a relação dos beneficiários do Programa Bolsa Família com perfil de acompanhamento pela saúde.

O Bolsa Família, principal mecanismo de transferência de renda do Governo Federal e que completa sete anos no próximo dia 20 de outubro, já investiu R$ 52,7 bilhões desde sua criação. Repassou mais de R$ 13 milhões a famílias em situação de extrema pobreza.