sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seminário debate envelhecimento e saúde do idoso

Em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira (01/10), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí promoveu o I Seminário em Saúde do Idoso, com o tema “Envelhecimento e Saúde”. O evento contou com a presença de profissionais de saúde, educadores, além de idosos do Projeto Conviver – Polo Itambi e do Coral da Associação da Maior Idade, local que também sediou o encontro.

Cerca de 200 pessoas participaram do seminário, que abordou questões relacionadas a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, na qual a gerente da área técnica em Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Rejane Laeta Galvão de Brito, apresentou as diretrizes e estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) neste setor, que busca garantir atenção adequada e digna para a população idosa. Falou também sobre a implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que já está sendo distribuída pelas equipes de Saúde da Família no município, onde a população de mais idade tem registrado informações sobre controle de peso, glicemia e medicação utilizada.

Outro tema discutido foi o Envelhecimento e Saúde, na qual a assistente social da Universidade de Atenção ao Idoso (Unati/Uerj), Maria Helena de Jesus Bernardo, ressaltou que é um direito de cidadania envelhecer com saúde, preservando a autonomia e a independência funcional das pessoas idosas. Comentou sobre o Estatuto do Idoso, que ampliou os direitos dos cidadãos acima de 60 anos, instituindo penalidades para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade e garantindo prioridade de atendimento nos órgãos públicos.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, Vânia Rogéria Antunes Ferreira, é fundamental olhar com mais carinho e atenção essas pessoas devido à contribuição que elas já deram ao país e ao mundo. “O envelhecimento é um tema não só de importância para o indivíduo, mas também para toda a sociedade. Por isso a realização deste seminário, para que as pessoas reflitam sobre estes assuntos em casa, no trabalho, na família e tratem dos idosos com mais respeito e dignidade”, enfatizou.

Homenagem - O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, também homenageou os idosos na manhã desta sexta-feira. Sob a coordenação da diretora geral, Jane de Andrade, e em parceria com profissionais do programa de saúde, foram realizadas atividades voltadas para o público da terceira idade como verificação da pressão arterial, exame de glicemia, saúde bucal, com entrega de kits de escova e pasta de dente, e serviço de ouvidoria do SUS.

Estiverem presentes a subsecretária de saúde e atenção básica, Lúcia Helena Rodrigues, e a secretária municipal de saúde, Therezinha Freitas. “Esse evento é uma demonstração da importância que damos aos idosos da cidade, pensando sempre, além da saúde, no bem-estar social deles”, disse a secretária.

Brincadeiras e dinâmicas de grupo também foram realizadas no local, encerrando o evento com um reforçado café da manhã e distribuição de brindes a todos os presentes.