Cerca de duas mil famílias que se cadastraram no programa Bolsa Família, em Itaboraí, entre os anos de 2003 e 2008, podem ter o benefício bloqueado caso não façam o recadastramento até o dia 31 de outubro. O alerta é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A cada dois anos, os inscritos devem atualizar os dados para que não corram o risco de ter o benefício bloqueado e até mesmo cancelado após este período. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as pessoas cadastradas entre 2003 e 2008 que ainda não se recadastraram este ano podem ter o benefício bloqueado em novembro. Se o titular permanecer com o cadastro desatualizado, em dezembro o benefício será cancelado.
Para se recadastrar, o titular deve comparecer ao posto do programa na Rua José Antonio Martins, 256, Centro, e realizar o agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na data agendada, o beneficiário deverá levar ao posto do Bolsa Família os seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contracheque (caso algum membro da família possua) e declaração escolar.
Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes. Até o momento, Itaboraí possui cerca de 20 mil famílias cadastradas. Destas, 13.548 recebem o benefício por atenderem a todas as exigências do programa.