segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Praça da Ciência Itinerante encantou a população

O projeto Praça da Ciência Itinerante proporcionou dois dias de alegria e ensino lúdico aos estudantes, professores e à população de Itaboraí que compareceram na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi. O evento gratuito, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), proporcionou um ambiente de educação informal, onde os visitantes tiveram contato direto e dinâmico com a ciência, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

De acordo o com subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga, a exposição interativa foi de extrema importância para tirar a ciência das páginas dos livros e levá-la ao cotidiano dos estudantes. “Nossos alunos puderam experimentar as diversas oportunidades oferecidas pela descoberta do conhecimento científico”.

O grande diferencial que chamou atenção dos visitantes foi o planetário inflável, onde os estudantes puderam conhecer os planetas, constelações e informações sobre o universo. “Eu adorei o planetário, nunca tinha visto algo parecido, o instrutor explicou tudo para nós”, destacou o aluno André Santos, de 11 anos.

Além do planetário, o evento contou com exposições interativas, oficinas de variados temas, entre eles meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e métodos contraceptivos.

A programação contou com a visita de estudantes das escolas municipais Luzia Gomes, José Ferreira, Prefeito Milton Rodrigues Rocha, Auto Rodrigues de Freitas, Antônio Joaquim da Silva, Roberta Maria Sodré de Macedo, Professora Cecília Augusta dos Santos e do Ciep Municipalizado Odilon Bernardes.