terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estudantes têm aulas de saúde bucal

Com o tema ”É Sorrindo que se Aprende”, a Secretaria de Saúde de Itaboraí, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, promove nas escolas públicas palestras e peças teatrais sobre a importância da escovação e manutenção da higiene bucal.

Na última segunda-feira (25/10), Dia do cirurgião-dentista, foi a vez da Escola Estadual Jovina Amaral de Oliveira, em Pachecos, receber a visita da equipe do Programa de Saúde Bucal. A atividade foi marcada pela apresentação de um bem-humorado e dinâmico espetáculo teatral, com a participação dos alunos, mostrando a maneira correta de escovar os dentes e a importância de ir ao dentista regularmente.

Coube ao cirurgião-dentista Luiz Carlos dos Santos explicar como uma boa escovação pode combater as cáries e demais doenças da boca. Ao final, cada criança recebeu aplicação de flúor e levou para casa um kit com pasta, escova e fio dental. “Procuramos falar uma linguagem simples e lúdica para que eles possam entender a mensagem, memorizar e levar o conteúdo para casa. É essencial que os pais também participem, cuidando de si e acompanhando as crianças. Afinal de contas, a prevenção é sempre o melhor remédio", explicou o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Paulo Alberto Nascimento.

Para que o projeto chegue até a escola, é realizado um levantamento prévio sobre o índice de cárie nos alunos. De março a outubro deste ano a campanha já atendeu mais de dez mil pacientes e percorreu 36 instituições. O Programa de Saúde Bucal tem como objetivo diminuir os índices de cárie e suas complicações, educando a população, mudando os hábitos de higiene e realizando tratamentos da doença já existente.

“As crianças gostaram bastante e deu para ver que entenderam bem a mensagem”, afirmou Marilene Alves de Oliveira, diretora da escola. Tia do pequeno Maurício, de oito anos, Ana Maria Rodrigues concordou: “É muito importante receber essas informações. Tenho certeza de que a escovação do meu sobrinho e de todos vai melhorar muito”.

Próximas visitas:

08/11 – Creche Municipal Maria das Dores Pereira Bezerra

Rua José Sally, nº 121, Outeiro das Pedras

09/11 – Escola Municipal Ayres José da Silva

Rua 11, s/nº, Venda das Pedras

16/11 – Escola Municipalizada de Educação Infantil Visconde de Itaboraí

Rua Desembargador Ferreira Pinto, s/nº, Centro

22/11 – Escola Municipalizada Foster Parent´s Plan

Rua Projetada, nº 55, Planalto da Marambaia

23/11 – Creche Municipal Maria Luiza da Conceição

Rua Raul de Jesus, nº 143, Visconde de Itaboraí

29/11 – Escola Municipalizada José Maria de Oliveira

Estrada de Perobas, s/nº, Perobas

30/11 – Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim

Rua 20, Quadra 10, Lote 7, Parque Industrial, Reta Nova