quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia das Crianças é festejado em Vila Esperança

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, chegou antecipado para cerca de 30 meninos e meninas atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Creas) de Vila Esperança, em Itaboraí. Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, fortalecida pelos funcionários do centro, reuniu crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e adolescentes do Pró-Jovem em uma tarde recheada de brincadeiras, oficinas e muita comida gostosa.

Na confraternização realizada na quarta-feira (06/10), os mais velhos dedicaram algumas horas da tarde para desenvolverem oficinas para os mais novos, como as de pipa, origami, manicure e pintura com tinta guache.

Segundo Danilo de Oliveira, de 15 anos, o segredo para se montar uma pipa é ter paciência. Já Josiane Lopes da Silva, de 11 anos, aproveitou para pintar as unhas. “Sempre me divirto muito quando venho aqui”, disse a menina. Brincadeiras e oficinas à parte, a hora mais esperada foi a do lanche. Pipoca, cachorro-quente, bolo, doces e refrigerantes foram saboreados pela turminha.

O Creas de Vila Esperança desenvolve atividades educativas às terças-feiras na parte da tarde e toda quarta-feira pela manhã e à tarde. Temas como Direitos e Deveres, Meio Ambiente, Cultura e Cidadania são trabalhados, de forma a desenvolver um ser humano mais amigo e participativo. “Tentamos aqui, da melhor maneira possível, levar alegria e conhecimento a estas crianças, na tentativa de fazer deles cidadãos dignos e respeitados”, disse a educadora Ana Lúcia Moreira.