sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caminhada celebra Dia Internacional do Idoso

No Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), cerca de 500 mulheres e homens deram show de vitalidade na manhã desta sexta-feira. Motivados, eles andaram três quilômetros, da passarela de Venda das Pedras até o Centro de Itaboraí, na Caminhada Pela Paz, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A caminhada proporcionou maior confraternização entre os integrantes dos onze polos do Projeto Conviver com o Idoso, como destacou Sueli Ramos, de 60 anos, cadastrada no núcleo Cabuçu. “Adoro caminhar e conhecer pessoas. Nesses encontros contamos piadas, rimos e até choramos juntos. Além de praticar exercícios, temos a oportunidade de conversar sobre nossas expectativas, o que muitas vezes não temos oportunidade de fazer em nossas casas”, disse Sueli.

As mulheres foram maioria na caminhada, confirmando recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de vida no país aumentou cerca de três anos entre 1999 e 2009. Assim, é esperado que um brasileiro viva pelo menos 73,1 anos. As menores taxas de mortalidade são registradas entre as mulheres, por isso elas têm vivido por mais tempo e somam 55,8% das pessoas com mais de 60 anos no país. No período avaliado, a expectativa de vida delas passou de 73,9 anos para 77 anos. Entre os homens, subiu de 66,3 anos para 69,4 anos.

Integrante do núcleo de Visconde, Augusto Costa, de 86 anos, também esbanjava animação. “Tive que acordar bem cedo para estar aqui, mas não tem cansaço. O que mais gosto é conversar com os amigos que conheci no projeto”, contou.

A coordenadora do Conviver com o Idoso, Tânia Almeida, se mostrou surpresa com a caminhada. “Mesmo tendo menos gente que o ano passado, a animação foi maior”, avaliou. Ao chegarem à sede do projeto, no Centro, os idosos tomaram café e dançaram ao som de música ao vivo.

O projeto Conviver com o Idoso é realizado nos polos de Manilha, Apolo II, Apolo III, Vila Brasil, Cabuçu, Itambi, Visconde, Porto das Caixas, Venda das Pedras, Pacheco e Centro e oferece cursos de dança, artesanato, aulas de ginástica e passeios.