quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Itaboraí é cenário de filme

A cidade de Itaboraí é cenário de uma produção do cinema nacional. As ruínas do Convento São Boaventura e a Igreja de Porto das Caixas são alguns dos locais de destaque em “A Persistência das Coisas”. A estreia será nesta sexta-feira, às 20h, com entrada gratuita, no Teatro Municipal João Caetano, no Centro de Itaboraí.

O filme, estrelado pelos atores Bel Kutner, Rodolfo Vaz, Idelina de Souza e Josiel Silva, conta a história de um morador (Rodolfo Vaz) que se muda para um outro município e ao retornar encontra a cidade natal em ruínas. Com a intenção de reconstruir o local onde nasceu, ele se une a uma engenheira (Bel Kutner) que vai ajudá-lo a reerguer a cidade.

Atores locais complementam a participação da cidade no longa do diretor Tiago Rios. A produção de “A Persistência das Coisas” ficou a cargo de Sheila Ramos, que teve assistência de Derly Gouveia. A fotografia é de Lucas Quintana e quem assina o figurino é Sabrina Magalhães.

História - Dois dos pontos turísticos de Itaboraí embelezam a tela. As ruínas do Convento de São Boaventura são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção do convento se deu entre 1660 e 1670, sendo a quinta edificação conventual franciscana mais antiga do Brasil. Em 1841 o convento foi abandonado pelos franciscanos, caindo em progressiva ruína. Em 1918, as terras passaram ao domínio do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro e posteriormente foram vendidas a diversos proprietários. Atualmente estão dentro da localidade da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

Já a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também chamada de Igreja de Porto das Caixas, distrito onde está situada, foi construída pelos jesuítas em 1571, sendo um polo de turismo religioso, pois lá está a imagem de Jesus Cristo crucificado que, segundo fiéis, verteu sangue. Desde 1968 a imagem é tida como milagrosa.