terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tratamento gratuito contra o tabagismo

Somente nesta quarta-feira (20/10), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, através do Programa Antitabagismo, abre inscrições para fumantes interessados em deixar o vício do tabaco. Serão oferecidas 20 vagas no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha e mais dez nos PSFs de Santo Expedito, Areal, Reta Nova, Reta Velha e Itambi, totalizando 70 vagas. As unidades de saúde funcionam das 8h às 17h.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir a qualquer um dos postos de saúde mencionados levando comprovante de residência de Itaboraí, expedido há menos de três meses, além de documentos pessoais e telefone para contato. Uma semana depois, os futuros ex-fumantes passarão por uma entrevista pessoal com profissionais dos postos de saúde e, só então, começarão o tratamento. Atualmente, há 108 fumantes assistidos pela rede municipal de saúde, sendo que mais de 40% deste total já venceram a luta e abandonaram o cigarro.

O processo conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a parar de fumar, além de reforço com medicamentos, material de apoio, acompanhamento psicológico e testemunho da experiência de quem já conseguiu parar de fumar. Quem faltar à primeira sessão ou mais de duas ficará automaticamente excluído do programa.

“Muitas pessoas acham que para parar de fumar, basta força de vontade. Na verdade, o tabagismo é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, que deve ser tratada. Uma de nossas metas é mostrar aos dependentes a importância de procurar tratamento especializado para largar o vício causado pela nicotina”, explica a coordenadora do Programa Antitabagismo, Ana Paula Luiz Pereira.

Locais de inscrições:

PSF Santo Expedito

Rua Magalhães, Lote 15, Outeiro das Pedras

PSF Areal

Rua Terêncio Joaquim de Oliveira, Lote 03, Quadra D, Areal

PSF Reta Nova

Rua 9, Quadra 42, s/nº, Reta Nova

PSF Reta Velha

Rua 2, Praça Claudinei Santos Tavares, Vila Esperança

PSF Itambi

Rua Rui Barbosa, nº 01, Itambi

Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha

Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro