quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Redução do ISS atrai investimentos para o município

Desde o anúncio da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em 2007, Itaboraí vem sendo a “menina dos olhos” de empresas. Para atrair novos empreendimentos e, consequentemente, aumentar a oferta de empregos, a Secretaria Municipal de Fazenda reduziu para 2% o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Neste ano de 2010, até o dia 14 de outubro, cerca de 160 empresas deram entrada na licença para funcionamento no município, em diversas áreas. Do total, 110 são oriundas de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Bahia; 15 são empreendimentos de empresários do próprio município.


Somente construtoras, 12 estão instaladas no município. Comércio varejista de roupas, calçados, farmácias, papelaria, lavanderias e imóveis somam 40. Restaurantes, padarias e lanchonetes são 15. Lojas de material de construção, 12. Clínicas médicas, 10. Dois novos supermercados, instituição bancária, seis novas transportadoras de cargas, firmas de manutenção eletrônica e serviços também são realidade em Itaboraí.


O ramo de hotelaria é um dos que mais crescem no município. A rede Accor já anunciou hotel em parceria com o grupo Maio/Paranasa. A rede Inter City será responsável pelo Hellix Business Center, um complexo que terá salas comerciais, lojas, hotel, estacionamento e heliponto. Outro grande empreendimento é o Itaboraí Plaza, complexo comercial, residencial e hoteleiro, administrado pela CG Malls, que será construído às margens da BR-101.

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Therezinha Freitas, para facilitar a instalação de empreendimentos no município foi concedida uma redução de 5% para 2% do ISS no primeiro ano de funcionamento. “Toda empresa para iniciar suas atividades tem muitos custos, por isso a Prefeitura reduziu esta cobrança”, explica Therezinha.