sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parceria com Sebrae qualifica microempresários


A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí continua investindo na qualificação dos microempresários da cidade. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi realizada, na noite de quinta-feira (14/10), a entrega de certificados referentes aos seguintes cursos: Aprender a Empreender; Como recrutar e selecionar pessoas; Vendedor ou consultor: qual a tendência; Vitrine e decisão de compra e Marketing de relacionamento. O evento aconteceu no Teatro Municipal João Caetano.

Cerca de 30 microempresários participaram das palestras que tiveram o objetivo de desenvolver características que compõem o perfil empreendedor; despertar atitudes e habilidades e estimular participantes de diferentes segmentos a empreender atividades produtivas.

Para Ednéia Jacinto de Oliveira, proprietária de empresa de paisagismo e jardinagem, o curso foi importante. “Através das palestras, adquiri conhecimentos que antes não tinha, agia por impulso. Hoje, consigo administrar bem o setor financeiro da empresa”, disse Ednéia, técnica agrícola e paisagista há seis anos.

De acordo com o gerente nacional do Sebrae, Américo Diniz, para iniciar qualquer negócio, é importante ter um bom conhecimento, estar capacitado e preparado para a demanda do mercado. “Ter competência e qualidade será o diferencial no que diz respeito ao comércio, prestação de serviços e indústria”, afirmou Diniz.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, a vinda do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) para o município trará muitas mudanças, sendo fundamental preparar os empreendedores locais e capacitá-los para que possam usufruir dos benefícios desse grande empreendimento.

“Buscaremos parcerias com outras instituições, além do Sebrae, para oferecer novos cursos de especialização e qualificar a mão de obra local, para que a população itaboraiense seja incluída nas vagas de empregos que irão surgir, e para que o empresário local cresça”, disse Guimarães, acrescentando que Itaboraí recebeu o Prêmio ‘Prefeito Empreendedor’ do Sebrae, com destaque para Educação empreendedora e inovação.

Visando a qualificação, tanto dos empresários como da população, a Prefeitura de Itaboraí, disponibiliza o Centro de Capacitação Profissional, com cursos gratuitos de Inglês, Espanhol, Informática, Técnica em Comunicação e Expressão (TCE); e a Sala do Empreendedor, onde pequenos empreendedores informais podem formalizar seu negócio, tornando-se um microempreendedor individual (MEI).

O Centro de Capacitação e a Sala do Empreendedor estão situados na Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, sala 2, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3639-2069, ramal 324.