segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Napem dá assistência aos alunos com dificuldade de aprendizado



Estudantes que apresentam dificuldade no aprendizado recebem acompanhamento especial oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí, através do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem). O atendimento foi ampliado na atual gestão do prefeito Sérgio Soares, com a inauguração de dois novos polos.

Atualmente, 630 alunos são atendidos pelo Napem, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo assistidos por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, além de oficinas de pintura e orientação familiar para pais e responsáveis dos estudantes.

De acordo com a coordenadora geral do Napem, Rosacleide Barbosa Menon, no início do governo havia apenas um núcleo de atendimento, em Nancilândia. “Com o apoio do prefeito Sérgio Soares e da secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, conseguimos a aquisição de duas novas sedes, uma em Manilha e outra na Reta”, afirma a coordenadora.

Neste mês de outubro, a Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde, está promovendo a Ação Cidadã nos polos do Napem, onde os profissionais (foto) atendem os alunos encaminhados pelas escolas para avaliação do tipo de dificuldade que interfere no processo de aprendizagem.

“Convocamos quase 600 alunos na Ação Cidadã. Nessa triagem encaminhamos os casos urgentes para o Napem mais próximo ou setores responsáveis. Um levantamento será feito para avaliação das necessidades de cada um, proporcionando ao aluno um acompanhamento adequado”, explica a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, destacando que a meta é ampliar no próximo ano o número de atendimentos, com novas sedes e profissionais.

Polos do Napem

Nancilândia: Rua Raimundo Leone dos Santos, nº 35. Atendimento: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h.

Manilha: Estrada do Contorno, Km 1, Manilha (fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima). Atendimento: segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h.

Reta: Rua Pedro Ferreira Pinto, Quadra A, Casa 2, Conjunto BNH da Reta Nova. Atendimento: terça e quinta-feira, das 8h às 17h.