terça-feira, 26 de outubro de 2010

Policlínica de Manilha já atende a população

Mais uma promessa cumprida. Começou a funcionar nesta segunda-feira (25/10) a nova Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José Oliveira (Filoco), no Centro de Manilha, beneficiando, principalmente, moradores do terceiro e sétimo distritos de Itaboraí. Cerca de 500 pessoas, entre funcionários, representantes das associações de moradores, convidados e população, participaram da cerimônia de inauguração da unidade de saúde, na noite da última sexta-feira (25/10), que contou também com a presença do prefeito Sérgio Soares, do vice Rafael Vitorino e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A unidade de saúde oferece aos pacientes assistência em clínica médica, ginecologia/obstetrícia, pediatria, neurologia, cardiologia, dermatologia, urologia, angiologia, reumatologia, fisioterapia, otorrinolaringologia e psicologia. “Sabemos como é difícil para estes moradores ir ao centro da cidade ou até o bairro Nancilândia para buscar assistência médica. Por isso, o prefeito Sérgio Soares fez questão de instalar a nova policlínica aqui, para proporcionar uma saúde de qualidade mais perto de casa e com atendimento mais humano que este povo merece”, afirmou a diretora Simone Figueiras Pires.

Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares lembrou a vida e a obra do saudoso vereador José Oliveira, mais conhecido como Filoco, sua trajetória política e conquistas para o povo de Manilha. “Estou satisfeito por entregar mais esta obra para população de Itaboraí. Aos poucos, vamos cumprindo tudo que prometemos durante a campanha, apesar dos recursos escassos e das dificuldades. Na próxima sexta-feira (29/10) vamos inaugurar a nova unidade de saúde da família do Apolo. Até o final do ano, a UPA 24 horas entrará em funcionamento, desafogando o atendimento emergencial realizado pelo Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Também desapropriamos e já está sendo licitado a construção do Posto de Saúde de Itambi, com atendimento 24 horas, ambulância própria, que trabalhará integrado com a UPA e o Hospital Municipal. Tenho certeza que se Filoco estivesse vivo estaria orgulhoso e muito feliz com o nosso trabalho e atenção que estamos dedicando ao povo do terceiro e sétimo distritos”, disse, emocionado.

Para a secretária municipal de Saúde, Therezinha Freitas, as boas instalações da policlínica de Manilha vão ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores dos distritos de Manilha e Itambi. “Este centro médico é mais uma etapa cumprida graças ao esforço dos servidores municipais, que trabalharam incansavelmente nesta obra feita exclusivamente com recursos próprios. Vamos oferecer ao cidadão um atendimento de clínica particular, com serviços mais ágeis e aumentar o número de especialidades médicas, de acordo com a demanda da população, para desafogar e descentralizar o atendimento nas demais unidades de saúde do município”, destacou.

A policlínica terá salas para vacinação, teste do pezinho, nebulização, medicamentos, curativos e pequenos procedimentos, além de estar equipada com aparelho de raio-x, eletrocardiograma, detector fetal, balança eletrônica para pesagem de adulto e bebês, cadeiras de rodas e dois banheiros para portadores de deficiência física. Até janeiro de 2011 os pacientes ganharão também serviço de oftalmologia e ultrassonografia.

Para ser atendido, o paciente deverá ser encaminhado pelos postos de saúde, PSFs ou médicos da rede pública municipal, que irão agendar previamente as especialidades na policlínica. Não haverá atendimento ou marcação de consultas diretamente no centro de especialidades. O objetivo é oferecer mais eficiência e melhor atendimento à população.

Além dos médicos especialistas, o centro de saúde conta com uma diretora de enfermagem, seis técnicos e dez funcionários na área de apoio, com capacidade para realizar, em média, 6.300 atendimentos por mês entre consultas e serviços. A policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rodovia BR 493, km 0, Centro de Manilha.