Produtores de Itaboraí já podem agendar a vacinação bovina. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca promove até o dia 30 de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.
O objetivo em 2010 é vacinar cerca de 10 mil animais. Como na primeira etapa, realizada durante o mês de maio, oito mil já foram imunizados no município, a Secretaria acredita que atingirá a meta.
“Também estamos realizando um cadastro de todas as propriedades para comunicar os produtores sobre a importância da imunização”, afirma o secretário de Agricultura, Renato Ferreira, alertando que o produtor rural que deixar de vacinar ou não declarar a vacinação, está sujeito a penalidades como multas e ainda terá a venda do animal proibida.
A vacinação, gratuita, pode ser agendada a partir desta quarta-feira (03/11) pelo telefone 3639-1570, ou diretamente na sede da Secretaria, Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, das 8h às 17h.
O Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa, há 12 anos sem o registro da doença em seu rebanho bovino. O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores).