sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Itaboraí oferece novas vacinas para crianças

A nova Policlínica de Manilha e todos os postos de saúde de Itaboraí já estão oferecendo as vacinas Pneumocócica 10-valente e a Meningocócica C. Todas as crianças entre três meses e dois anos devem ser imunizadas. A primeira, protege contra pneumonias, otites médias e meningite causadas pela bactéria pneumococo. A segunda, imuniza contra a meningite ocasionada pelo germe neisseria meningitides tipo C.

“Estas vacinas são um grande avanço, porque além de proteger a população contra doenças, contribuem para a redução da mortalidade infantil. “Pedimos aos pais que levem a caderneta de vacinação da criança para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunobiológicos, Norma Sueli de Oliveira.

As novas vacinas devem ser aplicadas a partir do terceiro mês de vida da criança. No caso da pneumocócica 10-valente, o esquema de vacinação é de três doses com intervalos de 60 dias e um reforço com um ano de idade. Já a meningocócica C, a criança deve tomar duas doses, também com intervalo de 60 dias e um reforço com um ano e três meses de idade. Os menores que tiverem completado um ano e ainda forem menores de dois, receberão apenas uma dose.

Os novos imunizantes - que antes só eram fornecidos em clínicas particulares – foram incluídos na rotina de vacinação das crianças, que passou a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Todas as unidades de saúde do município já estão realizando a vacinação, que pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes.

Caso a criança apresente reações após a aplicação das vacinas (febre de até 38º C, dor ou vermelhidão no local), os pais devem procurar a unidade de saúde onde as doses foram aplicadas ou o pediatra.